O Coaching destina-se a apoiar o desenvolvimento da carreira do profissional. Tem como escopo o desenvolvimento do indivíduo como pessoa e como profissional procurando facilitar a transformação de sonhos e desejos em objetivos definidos, considerando quais são as competências que serão necessárias, quais os recursos e esforços que devem ser mobilizados para suprir carências.
- Mostra quais são os hábitos improdutivos e as limitações que precisam modificados.
- Ajuda as pessoas a aceitarem as responsabilidades pelas escolhas e pelas suas consequências
- Treina as pessoas para analisar o que foi feito ou que deixou de ser feito que contribuiu para que não se chegasse aos objetivos estipulados,
- Estimula o aprendizado e desenvolvimento
Nosso trabalho desenvolve-se inicialmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar. Exemplos (gestão do tempo, relacionamento interpessoal/intrapessoal, trabalho em equipe, motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, entre outros. Ou seja, que contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.
A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.